Quem é dono de empresa sabe que é essencial avaliar com frequência o desempenho do negócio. Para isso, existe uma série de indicadores financeiros que permitem entender o cenário atual e, principalmente, prever as próximas ações com base em dados e fatos.
Mas o que são indicadores financeiros?
São dados obtidos através de demonstrativos que medem os resultados e o desempenho do negócio. Eles auxiliam na avaliação da performance organizacional, permitindo uma tomada de decisão mais certeira.
Neste conteúdo, mostraremos quais indicadores devem ser controlados por uma empresa e porque é tão importante ter acesso a essas informações. Boa leitura!
Eles permitem que os gestores comparem resultados anteriores com atuais e, a partir disso, desenvolvam estratégias claras e definam um plano de ação para o futuro.
No caso, facilitam a tomada de decisões fundamentadas em informações precisas sobre o negócio – ao invés de executar ações baseadas em suposições ou achismos.
Através dos indicadores financeiros, é possível ter em mãos dados precisos e reais sobre o negócio. Eles permitem identificar falhas de gestão, avaliar o uso de recursos e despesas desnecessárias e, ainda, controlar tudo que entra e sai, visando o equilíbrio de gastos.
Logo, pode-se dizer que eles são imprescindíveis para qualquer empresário que deseja obter sucesso no seu negócio.
Conheça os 6 principais indicadores financeiros
Existem vários indicadores que auxiliam na gestão organizacional. Selecionamos os mais importantes a seguir:
É o indicador que mostra a movimentação financeira em um período específico, ou seja, o que entrou e saiu do caixa. Essa ferramenta permite analisar os resultados e ao mesmo tempo fazer estimativas futuras.
O objetivo de analisar o fluxo de caixa é entender se as atividades estão gerando receita suficiente para cumprir com todas as obrigações financeiras. No momento em que permite ter uma visão aprofundada da saúde do negócio, facilita o entendimento sobre os lucros e permite planejar novos investimentos.
Mede a capacidade do negócio de cumprir suas obrigações financeiras atuais com os ativos existentes, sem depender de novas vendas. O seu cálculo é simples:
Veja um exemplo para facilitar o entendimento!
Suponha que você possui R$ 10 mil em caixa, R$ 5 mil em contas a receber e R$ 3 mil de passivo circulante. A conta ficaria assim:
Então você possui R$ 5,00 em ativos para cada R$ 1,00 de passivo, ou seja, conta com o suficiente para arcar com suas responsabilidades.
Considerado um dos principais indicadores financeiros para pequenas empresas, ela mede, em porcentagem, a quantidade de dinheiro obtido após subtrair o custo com as mercadorias vendidas.
Se o seu índice é de 50%, significa que, a cada R$ 1,00 vendido, R$ 0,50 é de lucro e os R$ 0,50 restantes servem para cobrir os custos com o produto.
A margem de lucro bruto varia conforme o modelo de negócio, porém, para ser considerado saudável, o ideal é que fique acima de 25%.
Consiste no resultado que a operação da empresa gera sem levar em consideração fatores como retirada de sócios e empréstimo.
Esse indicador é importante porque fatores não-operacionais podem maquiar os resultados, dando a entender que a empresa está melhor do que efetivamente está.
Trata-se do dinheiro que se tem a disposição após subtrair todos os passivos da empresa. Ele é considerado como uma espécie de reserva de recursos, podendo ser utilizado para cobrir necessidades financeiras a longo prazo.
Esse indicador demonstra até que ponto os ativos disponíveis cobrem os passivos – sem a necessidade de mexer nesse valor reserva.
É o famoso lucro no final do mês. Porém, esse indicador não significa que está sobrando dinheiro, afinal ele não leva em consideração dados como:
Existem vários indicadores financeiros que permitem ter uma noção melhor do negócio, avaliando se ele está obtendo lucro ou se é preciso tomar medidas para promover resultados mais satisfatórios.
Através dos indicadores financeiros e sua completa análise, é possível identificar:
1 – Se há necessidade de contrair empréstimos;
2 – Capacidade de honrar com as obrigações e dívidas com terceiros;
3 – Para onde está sendo destinado o lucro;
4 – Quanto mais informações você tiver, maiores são as chances de tomar decisões assertivas e, portanto, obter sucesso.
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