O que é uma holding familiar? Saiba tudo sobre o assunto

Segato Contabilidade • 22 de junho de 2020

O termo “holding” vem do inglês “to hold”, que pode ser traduzido como manter. Trazendo para o mundo dos negócios, a palavra é utilizada para descrever uma organização criada para adquirir participações societárias em outras empresas – como cotista ou acionista.


Uma holding pode ser pura, visando unicamente ter participação em outras sociedades, ou mista, quando também existe objetivo operacional com fins lucrativos.


O holding familiar é um dos vários tipos de holding possíveis de serem criados. E é sobre ele que falaremos neste conteúdo. Boa leitura!


O que é uma holding familiar?


Trata-se de um conceito de entidade jurídico que foi criado para controlar o patrimônio de pessoas físicas que fazem parte de uma mesma família. Em outras palavras, é uma sociedade composta por membros da família responsável por gerenciar e administrar o patrimônio, seja participações em outras empresas, imóveis e diversos outros tipos de investimentos.


No momento em que a sociedade é constituída, todos os bens do grupo são integralizados no capital social da holding familiar. Depois disso, são criadas as ações ou quotas sociais, bem como as cláusulas restritivas para evitar que a empresa seja alienada e penhorada, por exemplo.


O principal objetivo da holding familiar é proteger e blindar os ativos já conquistados pela família, especialmente em caso de dívidas futuras e outros fatores que podem levar à perda do patrimônio.


As vantagens desse tipo de holding não param por aí. Falaremos mais sobre isso a seguir, confira!


Quais são os benefícios da holding familiar?

A holding familiar conta com 4 principais benefícios. São eles:


1. Planejamento financeiro


Ao concentrar o patrimônio da família, o objetivo é manter a harmonia nas finanças, bem como facilitar a gestão coletiva e delinear a participação de cada membro na sociedade. Com essas informações claras, é possível estabelecer uma política de investimentos e distribuição de lucros.


É preciso, porém, ter um planejamento orçamentário bem elaborado, especialmente quando há muitas pessoas envolvidas na holding familiar. Caso contrário, a saúde do negócio pode ficar prejudicada.


2. Planejamento tributário


Uma das principais vantagens da holding familiar é o fato de contar com incentivos fiscais através da redução da carga tributária. Isso ocorre porque o seu capital social é constituído pelos bens das pessoas físicas e participações societárias.


Uma vez que os tributos são menores, os lucros são maiores. Além disso, os valores divididos entre os sócios são isentos de Imposto de Renda – o que torna essa modalidade ainda mais lucrativa.


3. Perpetuação do patrimônio


Uma holding familiar, se operada adequadamente, conta com um conjunto de ações que defendem o patrimônio pessoal contra contingências externas.


Inclusive, ela conta com uma espécie de blindagem dos bens em caso de separação litigiosa, divórcio ou união estável em paralelo a casamentos formais.


4. Planejamento sucessório

Outra vantagem da holding familiar diz respeito à sucessão de bens, que é muito mais fácil e menos burocrática. Para isso, porém, é preciso que as regras estejam estabelecidas no contrato social.


As quotas ou ações podem ser doadas em favor dos sucessores com reserva de usufruto, por exemplo. Isso elimina a necessidade de inventário ou partilha – que, além de estressante, pode afetar o desenvolvimento da empresa. 


Será que vale a pena ter uma holding familiar?


Os benefícios desse tipo de holding são diversos, especialmente no que diz respeito à centralização do patrimônio familiar, facilitando a gestão coletiva. Na Segato, temos diversos cases de sucesso de famílias e empresários que concentraram seus patrimônios e investimentos em holdings e hoje desfrutam de otimização de recursos financeiros, segurança, proteção do patrimônio e melhor planejamento tributário visando a economia de impostos. 


Por se tratar de um assunto amplo e complexo, é necessário abordar outros aspectos importantes sobre ele em outros conteúdos aqui na nossa Central Educativa. Desta forma, você se sentirá mais seguro para aderir – ou não – a essa modalidade!


Aguarde nossas próximas publicações!

fluxo de caixa
Por Segato Contabilidade 20 de janeiro de 2025
Saiba a importância de atualizar seu fluxo de caixa regularmente e como essa prática pode evitar problemas financeiros e impulsionar o crescimento do seu negócio.
contabilidade rural
Por Segato Contabilidade 13 de janeiro de 2025
Contabilidade rural é gestão eficiente para o seu negócio. Entenda a importância da contabilidade rural para trabalhadores rurais e descubra como essa ferramenta pode otimizar sua produção e garantir a saúde financeira da sua propriedade.
tributação ecommerce
Por Segato Contabilidade 29 de novembro de 2024
Entenda como a tributação impacta seu ecommerce e quais os principais impostos a serem considerados. Descubra estratégias para reduzir custos e garantir a legalidade da sua operação.
plano de gestão de crises
Por Segato Contabilidade 25 de novembro de 2024
Descubra a importância de um plano de gestão de crises financeiras para empresas e como implementar estratégias eficazes para garantir a resiliência e sustentabilidade do seu negócio.
fretes do Mercado Livre
Por Segato Contabilidade 14 de outubro de 2024
Descubra como otimizar a contabilização dos fretes no Mercado Livre para melhorar a gestão financeira e aumentar a eficiência das operações de sua loja virtual.
clientes inadimplentes
Por Segato Contabilidade 7 de outubro de 2024
Como lidar com clientes inadimplentes? Conheça estratégias que resultam em uma melhora no fluxo de caixa e nas relações com os clientes.
fraudes no mercado livre
Por Segato Contabilidade 4 de setembro de 2024
Descubra estratégias eficazes para proteger seu negócio contra fraudes no Mercado Livre. Aprenda a fortalecer sua segurança digital e garanta transações seguras. Leia mais!
Contabilidade para vendedores do Mercado Livre
Por Segato Contabilidade 21 de agosto de 2024
Saiba mais como a contabilidade eficaz pode transformar seu negócio no Mercado Livre, desde a gestão fiscal até o cumprimento de obrigações legais. Aprenda a maximizar seus lucros com práticas contábeis inteligentes.
vender no mercado livre com CPF ou CNPJ
Por Segato Contabilidade 14 de agosto de 2024
Será que a formalização do seu negócio no Mercado Livre pode impulsionar seu negócio? Leia mais e descubra agora se vale mais a pena vender com CPF ou CNPJ.
Ativos e Passivos
Por Segato Contabilidade 21 de maio de 2024
Explore como a gestão eficaz de ativos e passivos pode transformar a saúde financeira da sua empresa.
Mais Posts
Share by: