para que serve fluxo de caixa

Para que serve fluxo de caixa?

A organização financeira é essencial em qualquer negócio. Nesse cenário, é importante entender o que é e para que serve o fluxo de caixa, pois essa ferramenta ajuda a dominar a real situação da empresa.

Fluxo de caixa é um instrumento básico de planejamento e controle do que entra e sai de dinheiro. Ele permite apurar e projetar o saldo disponível para que haja sempre capital de giro. Isso permite realizar aplicações ou mesmo quitar eventuais gastos.

Neste artigo, vamos mostrar para que serve o fluxo de caixa e como fazer o seu. Boa leitura!

O que é fluxo de caixa?

Trata-se de uma ferramenta que permite acompanhar o movimento de entradas e saídas do caixa de uma empresa. Para que ele seja eficiente, é importante registrar todos os ganhos e gastos, por menores que sejam. Isso deve ser feito de forma detalhada, com o maior grau de assertividade possível.

Algumas empresas realizam esse cadastro de forma manual, em uma agenda ou caderno. Porém, já existem ferramentas simples, como programas de gestão e planilhas eletrônicas, que automatizam esse processo, tornando-o mais organizado, ágil e seguro.

Devem ser registrados:

  1. Valores recebidos, como as vendas à vista e a prazo e os recebimentos de duplicatas;
  2. Pagamentos, sejam as compras realizadas à vista ou a prazo, os pagamentos de despesas e de duplicatas;
  3. Previstos, incluindo os últimos pagamentos e recebimentos que a empresa prevê que irá realizar.

O resultado do fluxo de caixa é o saldo disponível – seja em caixa ou no banco -, fruto da diferença entre o valor total recebido e os pagamentos realizado em um determinado período.

A partir desse levantamento, o empresário obtém uma base de dados rica, servindo de subsídio para as tomadas de decisões. Isso porque, ao realizar o fluxo de caixa, é possível ter uma visão mais ampla e precisa sobre o momento financeiro do negócio.

A estrutura do fluxo de caixa, bem como sua periodicidade, varia de acordo com a natureza do negócio e as necessidades de gestão. Porém, é necessário realizar em qualquer situação, para evitar visões distorcidas da realidade.

Para que serve o fluxo de caixa?

Ao elaborar esse relatório, o empresário consegue ter uma visão ampla do presente e do futuro do negócio. Isso porque trata-se de uma ferramenta para avaliar a disponibilidade de caixa e a liquidez da empresa.

Desta forma, permite realizar previsões de investimentos e antecipar decisões importantes, como:

  1. Reduzir as despesas antes que o lucro seja comprometido;
  2. Planejar ou adiar novos investimentos;
  3. Negociar prazos junto a fornecedores.

Esse instrumento fornece diversas outras vantagens a empresários e gestores. As principais são:

  • Prever, planejar e controlar os valores que irão entrar e sair em um período de tempo específico;
  • Avaliar se o que irá entrar será suficiente para cobrir os gastos assumidos e previstos em caixa;
  • Antecipar ações e decisões em caso de falta ou sobra de dinheiro;
  • Descobrir se o negócio está saudável, ou seja, se está trabalhando com folga ou aperto financeiro;
  • Obter conteúdo para ajustar o preço de venda de determinado produto ou serviço – seja para mais ou para menos;
  • Confirmar se os recursos financeiros em caixa são suficientes para que o negócio se mantenha estável ou se é necessário buscar dinheiro extra, como empréstimos;
  • Avaliar a possibilidade e/ou necessidade de realizar liquidações e promoções para reduzir o estoque e reaver o que foi investido.

Além disso, gera questionamentos, como o motivo que levou a obter determinados números. Ou seja: quais medidas foram tomadas para chegar a um determinado resultado. A partir daí é possível modificar os processos necessários para que o fluxo de caixa seja positivo.

Logo, pode-se dizer que, por permitir uma análise precisa e periódica do cenário financeiro, o fluxo de caixa serve para realizar um planejamento orçamentário e, assim, garantir a saúde do negócio.

Realize o seu fluxo de caixa com frequência!

O fluxo de caixa é uma ferramenta que permite entender a realidade financeira de uma empresa para que, a partir daí, sejam adotadas as medidas necessárias para se chegar a resultados positivos.

Com esse instrumento, é possível visualizar tudo o que é gasto e recebido em um dia, semana ou mês, assim como ter uma previsão do que irá entrar e sair em um determinado espaço de tempo.

Agora que você já sabe para que serve o fluxo de caixa, comece desde já a organizar o seu. Caso precise de ajuda, entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *