Saber calcular o valuation é algo essencial para entender o valor do seu negócio ou algum ativo importante na empresa.
Isso porque o valuation é um processo de análise que determina o valor atual ou esperado de alguma empresa, ativo ou ação.
Dessa forma, o objetivo da avaliação é mensurar o item em questão e comparar o seu valor com o preço de mercado atual.
Dessa forma, é possível encontrar as pessoas interessadas que desejam investir de alguma forma e, para isso, existem diversos modelos de investimento.
Quer saber quais são eles, como calcular o valuation e os métodos mais frequentes aplicados nas empresas? Acompanhe a leitura deste artigo.
Existem diferentes maneiras de calcular o valuation, por isso, é muito importante ter em mente qual o mais adequado para a sua empresa ou situação.
Nesse cenário, mesmo que o preço de mercado reflita em tudo, os métodos de avaliação consideram algumas variáveis para poder calcular.
Para alcançar o resultado dessa avaliação, a análise geralmente leva em conta as métricas financeiras, taxa de juros e ou o fluxo de caixa descontado.
É possível também calcular esse valor pelo potencial de lucro, examinando transações anteriores e ativos, que somados mostram o valor intrínseco.
No entanto, é preciso atenção, pois o que pode servir para uma empresa, pode não servir para outra. Existem métodos que são mais complexos e outros mais simples, tudo depende da sua necessidade, da situação e das características da sua empresa.
Entre os métodos utilizados para calcular valuation, existem três modelos usados mais frequentemente para definir esse valor.
Além disso, existem duas categorias de avaliação, que se dividem em um valuation absoluto, que considera os fundamentos da empresa, e um relativo, que a compara com outros negócios.
Esse tipo de avaliação relativa compara o valor atual de uma empresa com outras semelhantes a ela.
Usando esse método é possível determinar um valor observável para o negócio, baseando-se no valor atual de outras empresas em relação a um combinado de índices.
Dessa forma, é uma abordagem amplamente utilizada pela sua facilidade, auxiliando na identificação de valores similares de acordo com múltiplos índices, como o valor total das ações, por exemplo.
Outra forma de calcular o valuation de forma relativa é por meio da comparação de uma empresa com outras recentemente vendidas no mesmo setor.
Entre os valores da transação está incluído o prêmio de aquisição e outros detalhes que podem se tornar obsoletos diante do mercado no futuro.
Esse tipo de avaliação ajuda nas transações financeiras de maneira a encontrar um valor apropriado de mercado por meio da comparação.
Por fim, um dos métodos mais frequentemente utilizados para calcular o valuation é a abordagem de valor intrínseco que prevê o fluxo de caixa livre.
Nesse método existe a busca por esse valor com projeção do lucro futuro e descontos sobre o risco associado ao vencimento.
Assim, é preciso construir um modelo financeiro rico em detalhes. Por isso, grandes empresas utilizam esse método para a soma das partes, calculando uma taxa que corrige o superávit proporcionalmente.
Como você pôde perceber, é preciso antes de qualquer coisa conhecer as características do seu negócio e as perspectivas de lucros no futuro.
Além disso, é preciso estar atualizado com as mudanças no mercado e as ferramentas disponíveis para viabilizar os diferentes tipos de abordagens.
Assim, é necessário revisar suas transações e modelos de fluxo de caixa e comparar o valor de empresas do mesmo setor.
Dessa forma, é possível ter relatórios fiscais precisos e definir um valor de mercado justo da sua empresa. Ainda resta dúvidas?
Clique aqui e confira a planilha para cálculo de valuation disponível em nosso site.
Procurando ajuda com sua declaração de imposto ou folha de pagamento? Ou talvez você esteja interessado em serviços completos de contabilidade. Seja o que você precisar, estamos aqui para ajudá-lo a seguir em frente com os negócios.
Telefone: (11) 3964-6000
contato.s@segatocontabilidade.com.br
Av. Antônio Segre, 420
Jardim Brasil | Jundiaí – SP
© 2022 Segato. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Future Marketing.