Além do Transfer Price regular as operações em diferentes jurisdições tributárias, mantém a empresa em conformidade com as exigências previstas em lei, previne problemas com o compliance fiscal e evita falhas na fiscalização.
Entretanto, o assunto é complexo e é muito comum que organizações de comércio internacional tenham dificuldades em controlar este processo ou, ainda, tenham dúvidas em torno do próprio conceito. Se esse é o seu caso, confira esse conteúdo. Trouxemos os principais esclarecimentos em torno do assunto. Vamos lá!
O Transfer Price, em tradução livre, significa "Preço de Transferência" e também é conhecido pela expressão Transfer Pricing.
O conceito surgiu em 1996, com a Lei 9.430/96 e foi regulamentado pela Instrução Normativa da Receita Federal n°1312.
Basicamente, a ideia é regulamentar os preços a serem praticados nas operações de compra e venda de bens, direitos e serviços efetuados por uma pessoa jurídica ou física domiciliada no Brasil com uma pessoa jurídica ou física domiciliada no exterior, inclusive com “paraísos fiscais”.
Por exemplo, sem o Transfer Price, uma companhia brasileira poderia adquirir produtos de uma corporação europeia por preços muito abaixo do mercado, aumentando os lucros e efetuando manobras que afetariam diretamente no recolhimento de tributos.
É aí que entra esta norma, ou seja, a aplicação de leis e regulamentação que garante transparência e o recolhimento adequado dos impostos. Contudo, vale destacar, essa diretriz não estipula os valores das transações, mas sim evita que eles sejam praticados com diferenças significativas.
Controlar o Transfer Price do seu negócio, é fundamental para manter a sua empresa em conformidade com as leis.
Portanto, é preciso que os cálculos sejam feitos corretamente - por isso a necessidade de contar com um serviço de contabilidade eficiente e com domínio do Direito Tributário.
Proceder com os cálculos corretos realizados por profissionais capacitados, é o primeiro passo para não ter problemas com a fiscalização e evitar o pagamento de multas. Porém, a importância do Transfer Price, não pára por aí. Confira outros fatores que o tornam importante para a sua instituição:
Conforme mencionamos, é preciso ter atenção no momento dos cálculos desta lei, ainda que essa seja uma tarefa complexa. Pensando nisso, destacamos alguns erros comuns que vale a pena se atentar para evitar equívocos:
Gostou desse conteúdo? Então não deixe de acompanhar nosso blog para sempre estar por dentro de dicas, novidades e informações relacionadas ao universo contábil.
Somos especialistas no assunto, inclusive, em Transfer Price. Entre em contato e conte com um time altamente qualificado e experiente para manter
o seu compliance em dia!
Procurando ajuda com sua declaração de imposto ou folha de pagamento? Ou talvez você esteja interessado em serviços completos de contabilidade. Seja o que você precisar, estamos aqui para ajudá-lo a seguir em frente com os negócios.
Telefone: (11) 3964-6000
contato.s@segatocontabilidade.com.br
Av. Antônio Segre, 420
Jardim Brasil | Jundiaí – SP
© 2022 Segato. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Future Marketing.