Quando falamos em sociedade em conta de participação (SCP), popularmente, pouco se sabe sobre o assunto. Mas ele sempre tende a ter muitas especulações sobre o que significa, como funciona e para que serve esse modelo societário.
Hoje nós viemos acabar com os rumores e inverdades sobre o assunto por meio deste post!
Nos tópicos abaixo, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre essa alternativa de organização de negócios, quando a sociedade em conta de participação pode ser indicada e quais são as vantagens em criá-la. Confira!
A sociedade em conta de participação e outros procedimentos similares preveem a figura de um sócio que injeta dinheiro em um projeto (como uma empresa) do qual ele acredita e visa auxiliar no seu desenvolvimento — e nos lucros também, claro.
Portanto, esse método não influencia nas decisões dos membros empreendedores que convivem com a rotina de gestão da empresa em questão. Além disso, ela também é citada de forma aberta (não porque seja ilegal ou nada do tipo; simplesmente, por não haver necessidade de alarde).
Quer um exemplo? Esse tipo de sociedade não possui nome, registro na Junta Comercial ou mesmo uma conta bancária específica: não se trata essencialmente de uma Pessoa Jurídica.
A legislação brasileira regulou a criação de quadros empresariais e foi a partir disso que esse modelo ganhou força nos bastidores corporativos.
E por que isso é feito? Bom, por uma série de motivos. Mas é principalmente celebrado para conferir capital suficiente para a realização de um objetivo. Empreendimentos imobiliários fazem uso constante desse tipo de estratégia, mas também outras áreas e do mercado se aproveitam disso.
Confira, abaixo, alguns exemplos de setores que utilizam esse modelo:
Na sociedade em conta de participação, o sócio ostensivo (ou sócios) assumem a dianteira da administração, enquanto outros “aparecem” apenas como investidores do projeto.
E por que isso é vantajoso para ambas as partes? Confira alguns dos principais pontos positivos desse modelo!
É possível envolver-se em boas oportunidades de negócio sem, necessariamente, entender dos aspectos práticos de gestão dos mesmos.
Nesse sentido, o procedimento pode ser uma grande ideia para quem não tem interesse em participar do gerenciamento do local. E, em seguida, colher os frutos dessa oportunidade de investimento.
Ela também é vantajosa por conta de sua burocracia menos rígida. Em comparação com outros modelos, inclusive, essa é uma opção bem simples e fácil para conseguir se concretizar.
Afinal de contas, a estratégia não necessita de formalidades para ser idealizada e tampouco registro na Junta Comercial.
O que é, também, uma excelente forma de ingressar em quadros de modo rápido e preciso. Lembrando, apenas, que existem contratos que devem ser celebrados, para isso, e exige grande atenção aos detalhes e cláusulas para que a oportunidade seja, de fato, benéfica para todos os envolvidos.
Veja também: as diferenças entre contabilidade fiscal e gerencial
Como destacamos, o empreendedor ostensivo é aquele responsável por estar à frente das decisões do negócio. O que se apresenta como uma boa medida de segurança patrimonial.
Afinal, a empresa em questão vai estar menos sujeita a riscos de diferentes frentes, o que ajuda a preservá-lo e também aos membros participantes desse projeto.
Aí está outro motivo interessante para investir neste modelo: a possibilidade de manter-se em anonimato, se assim desejar, e por qualquer motivo.
Portanto, é uma ótima alternativa jurídica para quem deseja investir em um negócio, mas prefere ficar no anonimato.
É também necessário atentar-se às particularidades da sociedade em conta de participação. O que pode configurar-se em riscos que, se não devidamente calculados, podem gerar transtornos aos sócios.
E o principal deles diz respeito aos aparatos jurídicos que conferem respaldo ao seu investimento. E o que isso significa? Que esse modelo é válido e envolvo em vantagens, mas que deve ser lidado por quem estudou e conhece o processo.
Não se trata de algo que qualquer pessoa vai lucrar da noite para o dia, e sem os conhecimentos legais para garantir proteção ao seu patrimônio e a si próprio, claro.
E o motivo disso é facilmente explicado: como já apontamos, existem poucas burocracias em torno da formação desta estratégia. Se isso se mostra facilitado, por um lado, também pode favorecer brechas capazes de prejudicar o colaborador se ele não tiver a devida atenção ao analisar o contrato.
Portanto, vale a pena definir todas as condições e exceções no acordo social e considerá-las no documento para evitar qualquer transtorno — previsto ou não. Alguns pontos que devem estar devidamente esclarecidos são:
Portanto, atente-se a esse fator determinante para garantir as vantagens de uma sociedade dessas. Além disso, informe-se, em todas as frentes, sobre as decisões em torno de criar esse modelo de sociedade.
Saiba mais: saiba tudo sobre a gestão de riscos corporativos
Falamos sobre a sociedade em conta de participação ao longo deste artigo. Trata-se de um modelo em que os interessados podem investir o capital desejado após a formulação de um grupo com interesses em comum.
Que pode ser, por exemplo, o desenvolvimento de um empreendimento imobiliário. E com a sociedade em vigor (que pode ser idealizada com pouquíssima burocracia, inclusive), certos benefícios são colhidos, como os apresentados ao longo do texto.
Existem boas oportunidades nesse sentido, e se você conhece bem o setor e consegue avaliar as melhores formas de mitigar os riscos, pode ser uma alternativa interessante de empreender e ingressar em grandes ofertas do mercado.
Caso tenha interesse em aprofundar seus conhecimentos no assunto, aproveite para conferir outros artigos que produzimos e que estão no nosso blog!
Procurando ajuda com sua declaração de imposto ou folha de pagamento? Ou talvez você esteja interessado em serviços completos de contabilidade. Seja o que você precisar, estamos aqui para ajudá-lo a seguir em frente com os negócios.
Telefone: (11) 3964-6000
contato.s@segatocontabilidade.com.br
Av. Antônio Segre, 420
Jardim Brasil | Jundiaí – SP
© 2022 Segato. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Future Marketing.