Obrigações Acessórias: Entenda o que são e como fazer

Segato Contabilidade • 23 de agosto de 2019

Não é novidade que o Brasil tem um dos sistemas tributários mais complexos do mundo. Sendo assim, empresas dos mais variados portes e segmentos têm uma série de obrigações acessórias a serem tratadas. Isso para que o negócio mantenha sua situação regularizada perante o Governo e a Receita Federal.


Esse é o motivo pelo qual muitos empreendedores optam por contratar serviços de escritórios de contabilidade especializados.O objetivo é sempre manter suas questões tributárias devidamente organizadas.


Para que você tenha uma noção mais abrangente sobre o tema, preparamos este conteúdo especial. Nele, é possível entender o que são e como fazer as obrigações acessórias contábeis de sua empresa. Continue acompanhando a leitura, a seguir!


Afinal, o que são obrigações acessórias?

Tratam-se de declarações — anuais, trimestrais ou mensais — em que constam dados sobre a organização.

Essas obrigações têm como principal objetivo permitir que o contribuinte forneça as informações solicitadas. Por exemplo, a movimentação dos funcionários na folha de pagamento, os encargos gerados sobre os salários e os impostos apurados pela empresa.

Além disso, precisam ser declaradas ao Governo (seja ele municipal, estadual ou federal).


Existem também obrigações acessórias pertinentes à atividade econômica específica do empreendimento, como corretores imobiliários, médicos e escritórios de advocacia.


Vale ressaltar, ainda, que as principais obrigações tributárias são aquelas que representam o pagamento do tributo em si. Ou seja, taxas, impostos, contribuições, entre outras.


Para futura fiscalização, há também as obrigações acessórias, geradas a fim de documentar cada tributo pago.


Quais são as principais obrigações acessórias?

Agora que você já sabe o que são obrigações acessórias, mostraremos quais são as principais. Separando-as de acordo com o regime tributário que a empresa se enquadra (Simples Nacional ou Lucro Presumido).


Simples Nacional

  • DEFIS: utilizada para declarar e comprovar ao Governo que os devidos tributos foram recolhidos no ano-calendário anterior;
  • DAS: é o tributo calculado sobre o faturamento mensal;
  • DIRF: é a declaração de imposto de renda retido na fonte;
  • DESTDA: consiste em uma obrigação mensal para pequenas e micro empresas. É utilizada para recolher o ICMS das diferenças da substituição tributária e as alíquotas entre os estados.


Lucro Presumido

  • DES: sua finalidade é declarar ao Fisco o total de serviços prestados no mês;
  • DCTF: é uma declaração de competência da União. Nela, devem conter dados relacionados aos impostos federais, como IPI, IRPJ, CSLL e IRRF;
  • EFD Contribuições: deve ser enviada por organizações na escrituração da contribuição para COFINS e PIS/PASEP;
  • SPED Fiscal: é um software que busca simplificar os processos de armazenamento, validação e envio das obrigações acessórias e fiscais. É usado para encaminhar as apurações de ICMS e IPI ao Governo;
  • GIA Estadual: usada para que a empresa informe as apurações individuais dos contribuintes do ICMS ao Governo Estadual;
  • GIA Substituição Tributária: serve para informar as apurações individuais do ICMS-ST ao Governo Estadual;
  • LFE: estabelecida apenas para empresas de Brasília. É uma obrigação acessória, na qual os contribuintes que constam no ISS e/ou ICMS no Distrito Federal informam sua receita;
  • SISCOSERV: é um sistema que permite o controle de dados dos serviços de importação e exportação.


Quem pode auxiliar nas obrigações acessórias?

Para evitar conflitos com o Fisco, é imprescindível que a empresa realize um planejamento tributário eficiente. Levando em conta que nem sempre o gestor possui um grande know-how sobre o assunto, é altamente recomendado contratar os serviços de um escritório de contabilidade especializado.


Isso vai além de identificar falhas nas declarações, evitar que a empresa seja multada e agilizar o envio dos documentos à Receita Federal. Uma boa assessoria contábil ajuda a gerenciar e organizar as obrigações acessórias contábeis e fiscais do negócio.

Desse modo, a empresa reduz custos com multas ou retificação de dados preenchidos erroneamente. Economizando recursos e otimizando a lucratividade, além de manter uma relação positiva com os órgãos fiscalizadores.


Como você pôde conferir neste post, cuidar das obrigações acessórias da empresa é uma das melhores formas de manter a saúde financeira do seu empreendimento. Algo que é indispensável quando se trata de alta competitividade e cenário econômico crítico.


Gostou do nosso artigo sobre o que são as obrigações acessórias contábeis? Quer continuar recebendo dicas e conteúdos úteis sobre gestão empresarial e tributária? Então, não deixe de acompanhar as postagens do nosso blog!

gestão empresarial
Por Segato Contabilidade 14 de abril de 2025
Boas práticas de gestão empresarial para pequenas e médias empresas: Aprenda a otimizar processos, gerenciar recursos e impulsionar resultados.
capital de giro
Por Segato Contabilidade 7 de abril de 2025
Saiba o que é o capital de giro, sua importância para o sucesso empresarial e dicas práticas para gerenciá-lo de forma eficiente e sustentável.
planejamento financeiro pessoal
Por Segato Contabilidade 26 de março de 2025
Descubra como um planejamento financeiro pessoal eficaz pode assegurar seu futuro financeiro. Aprenda estratégias práticas para uma gestão financeira segura.
zona de livre comércio
Por Segato Contabilidade 21 de março de 2025
Entenda como funciona uma zona de livre comércio, seus benefícios econômicos e o impacto nas trocas internacionais.
fluxo de caixa
Por Segato Contabilidade 20 de janeiro de 2025
Saiba a importância de atualizar seu fluxo de caixa regularmente e como essa prática pode evitar problemas financeiros e impulsionar o crescimento do seu negócio.
contabilidade rural
Por Segato Contabilidade 13 de janeiro de 2025
Contabilidade rural é gestão eficiente para o seu negócio. Entenda a importância da contabilidade rural para trabalhadores rurais e descubra como essa ferramenta pode otimizar sua produção e garantir a saúde financeira da sua propriedade.
tributação ecommerce
Por Segato Contabilidade 29 de novembro de 2024
Entenda como a tributação impacta seu ecommerce e quais os principais impostos a serem considerados. Descubra estratégias para reduzir custos e garantir a legalidade da sua operação.
plano de gestão de crises
Por Segato Contabilidade 25 de novembro de 2024
Descubra a importância de um plano de gestão de crises financeiras para empresas e como implementar estratégias eficazes para garantir a resiliência e sustentabilidade do seu negócio.
fretes do Mercado Livre
Por Segato Contabilidade 14 de outubro de 2024
Descubra como otimizar a contabilização dos fretes no Mercado Livre para melhorar a gestão financeira e aumentar a eficiência das operações de sua loja virtual.
clientes inadimplentes
Por Segato Contabilidade 7 de outubro de 2024
Como lidar com clientes inadimplentes? Conheça estratégias que resultam em uma melhora no fluxo de caixa e nas relações com os clientes.
Mais Posts
Share by: