O que é Planejamento Orçamentário

O que é um Planejamento Orçamentário e qual sua importância

Ao abrir uma empresa, não basta pensar no produto ou serviço que será oferecido, garantir que a documentação esteja em dia e que os colaboradores foram devidamente treinados. É preciso pensar no futuro, e nesse contexto entra o Planejamento Orçamentário. 

Mas afinal, o que é Planejamento Orçamentário?

Trata-se do planejamento que permite que o empresário faça previsões para o futuro baseando-se nas informações atuais e reais.

Mas afinal, qual a importância do Planejamento Orçamentário para os negócios? Descubra a seguir. Boa leitura!

O que é Planejamento Orçamentário?

O Planejamento Orçamentário consiste em planejar as despesas, receitas, custos e investimentos que a empresa terá no futuro. Mas engana-se quem acha que ele é baseado em suposições. O orçamento é desenvolvido após análise do histórico da empresa. Com isso, permite traçar metas e objetivos para um determinado período de forma mais assertiva.

Com o Planejamento Orçamentário fica mais fácil distribuir os recursos de forma organizada, por exemplo. Além disso, ele pode indicar quando é necessário tomar um novo rumo para o negócio, devido a alterações de mercado.

Nele, também é possível planejar:

  • Compra de matéria-prima para que seja lançado um novo produto;
  • Pagamento de impostos;
  • Contratação de novos colaboradores;
  • Saber se é a hora de contrair um empréstimo;

Ou seja, o Planejamento Orçamentário permite acessar dados reais e, através deles, planejar-se para que o negócio se mantenha saudável e lucrativo. Para isso, é essencial que seja discriminado, passo a passo, quanto será gasto com os recursos essenciais, sejam eles humanos ou materiais.

Ele pode ser realizado de duas formas. Um individual, em que cada setor possui o seu e outro geral, com informações da empresa como um todo.

Qual a importância de um Planejamento Orçamentário?

O orçamento empresarial integra aspectos financeiros e operacionais com o objetivo de:

  • Fixar objetivos, políticas e estratégias;
  • Quantificar as atividades;
  • Melhorar a utilização de recursos;
  • Rever investimentos;
  • Harmonizar os objetivos de todos os setores da empresa.

Sem o planejamento adequado, a organização fica sem direção, sem um norte. Consequentemente, todas as ações realizadas não são embasadas em dados, e isso não permite um comparativo posterior, podendo inclusive levar os gestores a tomarem decisões erradas, que prejudicarão o negócio.

Logo, o Planejamento Orçamentário permite que haja um entendimento da situação atual do negócio e, com isso, uma tomada de decisões baseadas em previsões reais. Desta forma, é possível dar os próximos passos com mais assertividade, mitigando os eventuais riscos e trazendo eficiência para empresa.

Além disso, esse tipo de controle serve para comunicar aos donos e demais gerentes sobre as realizações da empresa. Assim, eles conseguem avaliar se a realidade está de acordo com que foi almejado e, a partir daí, possibilitar que façam planos consistentes para o futuro.

Não deixe de fazer um Planejamento Orçamentário anual!

Independentemente do segmento e porte, toda empresa precisa realizar o Planejamento Orçamentário. Através dele, é possível avaliar a realidade do negócio e ter maior controle sobre as finanças.

Além disso, ele permite traçar planos para o futuro com mais assertividade. Afinal, quando se trabalha com dados e fatos, os próximos passos tendem a ser mais claros e realistas. Fale com um de nossos especialistas para realizarmos juntos um Planejamento Orçamentário para seu projeto!

Este conteúdo foi útil para você? Continue no nosso blog e leia mais artigos sobre o assunto!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *