O empréstimo para empresas pode acontecer por diversos motivos, principalmente quando se trata de negócios de pequeno e médio porte.
No entanto, é preciso ficar atento, pois os juros excessivos e a falta de planejamento financeiro podem levar o seu
empreendimento à falência.
Estamos em um
contexto de instabilidade social e econômica, que se intensificou em decorrência da pandemia do COVID-19. Então, mesmo com muito planejamento, há situações que fogem do controle.
Além disso, muitos empresários vêem a necessidade de
expandir os negócios, porém não têm dinheiro suficiente para investir. Nessas situações, os
empréstimos bancários são vistos como uma saída para manter a empresa funcionando.
Veja no conteúdo que preparamos quais são as situações que levam os empresários a solicitarem capital e quais os riscos de ficar devendo para o banco.
O empréstimo para empresas costuma ser solicitado nas seguintes situações:
Apesar dos bancos venderem a ideia de que o empréstimo para empresa é a solução para o seu negócio, é preciso ter muita atenção antes de pegar um valor emprestado. As dívidas podem facilmente sair do controle e se tornarem um prejuízo irreversível para o seu empreendimento.
Confira os principais riscos e desvantagens:
Um dos principais riscos de se pegar um empréstimo empresarial é o constante aumento das tarifas bancárias. Somente no ano de 2021, a taxa básica de juros (Selic) sofreu quatro aumentos consecutivos.
Com juros e taxas abusivas, que crescem exponencialmente ao longo do tempo,
o valor do empréstimo se torna muito maior no momento do pagamento e vai se acumulando.
Se você solicita um empréstimo com o objetivo de investir, é importante ter cautela no momento de calcular os seus ganhos. Afinal, você pode estar realizando apenas a transferência dos seus lucros para os financiadores, enquanto o seu caixa continua no vermelho.
Ao realizar um empréstimo para o pagamento de outras contas, você corre o risco de entrar em um ciclo vicioso das dívidas. Se você não possui o valor para quitar uma despesa, a solução dificilmente é solicitar um empréstimo ao banco.
Pelo contrário,
você apenas assumirá outra dívida que será acrescida de juros. Esse ciclo de débitos somado a uma má gestão são um dos principais motivos que
levam as empresas à falência.
Muitas empresas compram matéria-prima e insumos de produção a prazo. Então, realizam o pagamento do input apenas depois de receberem dos clientes.
No entanto, em caso de dívidas no banco, dificilmente o seu CNPJ será aceito para linhas de crédito e compras no crediário, o que pode impossibilitar o fluxo de produção e, consequentemente, aumenta a chance da empresa quebrar.
Portanto,
o empréstimo bancário nem sempre é a melhor solução para o momento da empresa. É preciso fazer análises e um planejamento financeiro detalhado antes de tomar decisões.
Em alguns casos, é possível resolver a situação do caixa reduzindo despesas.
Encontrar a melhor solução para o seu empreendimento, é o objetivo da Segato. Entre em
contato conosco!
Procurando ajuda com sua declaração de imposto ou folha de pagamento? Ou talvez você esteja interessado em serviços completos de contabilidade. Seja o que você precisar, estamos aqui para ajudá-lo a seguir em frente com os negócios.
Telefone: (11) 3964-6000
contato.s@segatocontabilidade.com.br
Av. Antônio Segre, 420
Jardim Brasil | Jundiaí – SP
© 2022 Segato. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Future Marketing.