4 dicas para quitar os impostos em aberto de sua empresa

Segato Contabilidade • 13 de novembro de 2020

A dificuldade para manter em dia o pagamento de impostos é realidade comum a todo empresário em nosso país e isto acontece exatamente porque o Brasil é um dos países que mais taxam as pequenas e médias empresas. 


O problema em se atrasar impostos é que, como qualquer outro credor, o governo pune o inadimplente com multa e juros de mora, deixando a situação da empresa ainda mais complicada. Como ninguém se torna um inadimplente por “à toa”, em momentos nos quais a decisão de deixar de pagar os impostos passa a ser questão de sobrevivência do negócio, o mais importante é conhecer as regras do jogo.


Antes de conferir as dicas para resolver as pendências tributárias de sua empresa, leia o nosso artigo sobre os riscos e as consequências de não pagar impostos.


1. Aposte em um Programa de Recuperação Fiscal


Uma das melhores opções para escolher em caso de atraso de impostos é o parcelamento ou a liquidação por meio de programas como o REFIS e o PIS.


O Programa de Recuperação Fiscal — ou REFIS — é um projeto que objetiva parcelar débitos que pessoas jurídicas têm com algumas instituições determinadas, como a Secretaria da Receita Federal (SRF), a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e o INSS.


Ao recorrer aos programas de parcelamento, o empresário não deve se esquecer de que ele terá que arcar com os custos daquelas parcelas, além do valor regular daquele mês. Por isso, é imperativo que a empresa se organize para conseguir honrar o acordo.


2. Pegue um empréstimo


Quando sua empresa está devendo tributos ao Estado e deseja quitar as dívidas, uma das primeiras atitudes tomadas por empresários é a contratação de empréstimos.


Mas essa atitude deve ser planejada e pesquisada, pois os bancos oferecem acordos com cláusulas e benefícios diversos. Portanto, é preciso analisar minuciosamente cada proposta, a fim de fechar o melhor negócio.


3. Aposte em um Planejamento Tributário


Em busca de alternativas, contrate uma consultoria de Planejamento Tributário para estudar meios legais de reduzir os impostos que são pagos atualmente pela empresa. 


Muitas vezes, uma simples reestruturação no Regime Tributário poderá organizar a estrutura de custos da sua empresa, o que fará com que as dívidas do passado sejam honradas com o novo fluxo de caixa. 


4. Realize uma Auditoria Fiscal nos últimos 5 anos


Uma boa alternativa para reestruturar as pendências tributárias da sua empresa é realizar uma Auditoria Fiscal nos últimos 5 anos de seu CNPJ. Diferente do Planejamento Tributário (com foco no futuro), a auditoria irá retroagir os últimos 5 anos de apuração de todos os impostos (Federais, Estaduais e Municipais) de sua empresa a fim de buscar:


  1. Impostos pagos a maior;
  2. Compensação ou ressarcimento de tributos;
  3. revisão dos impostos em Aberto (para entender se realmente são devidos);
  4. Segurança de que nada do passado em termos fiscais poderá atrapalhar ainda mais o futuro da empresa.



Quanto antes quitar os impostos, melhor!


Ao atrasar o pagamento de impostos a melhor coisa a ser fazer é elaborar um sólido planejamento financeiro e orçamentário para a sua empresa voltar o quanto antes a condição de adimplente. 


Os custos com multas e juros de mora cobrados pela Receita Federal Brasileira podem ser em alguns casos até menores do que outros credores, mas ainda sim são proibitivos e, se acumulados por longos prazos, podem tornar-se impagáveis, causando consequências graves como insolvência econômica ou até mesmo falência.


Por isso planejar, controlar milimetricamente os gastos, despesas e margens de lucro é a melhor opção.


Para isto, conte com a Segato para te ajudar a traçar um planejamento completo e um diagnóstico prático onde sua empresa quite 100% de suas pendências tributárias e foque em crescer e expandir. Entre em contato com um de nossos consultores para crescermos juntos.


gestão empresarial
Por Segato Contabilidade 14 de abril de 2025
Boas práticas de gestão empresarial para pequenas e médias empresas: Aprenda a otimizar processos, gerenciar recursos e impulsionar resultados.
capital de giro
Por Segato Contabilidade 7 de abril de 2025
Saiba o que é o capital de giro, sua importância para o sucesso empresarial e dicas práticas para gerenciá-lo de forma eficiente e sustentável.
planejamento financeiro pessoal
Por Segato Contabilidade 26 de março de 2025
Descubra como um planejamento financeiro pessoal eficaz pode assegurar seu futuro financeiro. Aprenda estratégias práticas para uma gestão financeira segura.
zona de livre comércio
Por Segato Contabilidade 21 de março de 2025
Entenda como funciona uma zona de livre comércio, seus benefícios econômicos e o impacto nas trocas internacionais.
fluxo de caixa
Por Segato Contabilidade 20 de janeiro de 2025
Saiba a importância de atualizar seu fluxo de caixa regularmente e como essa prática pode evitar problemas financeiros e impulsionar o crescimento do seu negócio.
contabilidade rural
Por Segato Contabilidade 13 de janeiro de 2025
Contabilidade rural é gestão eficiente para o seu negócio. Entenda a importância da contabilidade rural para trabalhadores rurais e descubra como essa ferramenta pode otimizar sua produção e garantir a saúde financeira da sua propriedade.
tributação ecommerce
Por Segato Contabilidade 29 de novembro de 2024
Entenda como a tributação impacta seu ecommerce e quais os principais impostos a serem considerados. Descubra estratégias para reduzir custos e garantir a legalidade da sua operação.
plano de gestão de crises
Por Segato Contabilidade 25 de novembro de 2024
Descubra a importância de um plano de gestão de crises financeiras para empresas e como implementar estratégias eficazes para garantir a resiliência e sustentabilidade do seu negócio.
fretes do Mercado Livre
Por Segato Contabilidade 14 de outubro de 2024
Descubra como otimizar a contabilização dos fretes no Mercado Livre para melhorar a gestão financeira e aumentar a eficiência das operações de sua loja virtual.
clientes inadimplentes
Por Segato Contabilidade 7 de outubro de 2024
Como lidar com clientes inadimplentes? Conheça estratégias que resultam em uma melhora no fluxo de caixa e nas relações com os clientes.
Mais Posts
Share by: