tendências de contabilidade

As maiores tendências de contabilidade para a sua empresa

A área contábil é indispensável para o funcionamento de qualquer empresa, tendo um papel fundamental em sua gestão e saúde financeira. Ao longo do tempo, em meio ao aumento da concorrência e devido a modificações dentro da própria profissão, houve mudanças significativas na forma como o sistema de contabilidade é realizado.

Muitas companhias têm procurado seguir as novas tendências de contabilidade, para remodelar os negócios e facilitar o trabalho, o que ajuda a gerar novos negócios e mantém a competitividade no mercado.

Tornar os processos do dia a dia mais simples e tecnológicos tem sido uma boa opção dentro da contabilidade. Por isso, é importante estar sempre atento e adaptado às mudanças e ao surgimento de novas tecnologias. Confira algumas das maiores tendências de contabilidade que sua empresa deve seguir:

Automação

A automação da contabilidade tem sido a melhor opção para economizar tempo e esforços, uma vez que elimina a necessidade do trabalho manual de entrada de dados. Em meio a várias outras demandas, torna-se possível diminuir a burocracia e os colaboradores podem usar o tempo para a resolução de outras questões mais importantes.

O contador não deve ter receio de ser substituído por um software, e sim se preocupar em estar sempre atualizado quanto às novidades tecnológicas, para saber lidar com essas novas ferramentas e tornar a sua contabilidade competitiva dentro do mercado.

Sistemas integrados

Com o uso de sistemas integrados, não é mais necessário manter procedimentos separados para o preparo de relatórios financeiros, de gerenciamento ou fluxo de caixa. O sistema facilita a entrada e saída de informações e acelera o tempo para elaboração desses documentos, além de permitir o acesso de relatórios das operações diárias em tempo real.

Com a grande complexidade dos negócios modernos, a adoção de sistemas eficientes para auxiliar o contador acaba se tornando necessária.

Migração das obrigatoriedades assessorias para o meio digital

Após o Decreto Nº 8.373/2014 foi instituído o e-social, um sistema digital que tem como objetivo transmitir obrigatoriedades fiscais, previdenciárias e trabalhistas ao governo, simplificando a forma como os contadores trabalham.

Desse modo, todas as obrigatoriedades assessorias que antes eram feitas em papel, estão migrando para o meio digital, proporcionando benefícios como mais facilidade e controle na gestão; redução da burocracia, pois dispensa o preenchimento de diversas declarações e formulários; maior transparência em relação às informações prestadas; e mais facilidade na recuperação de dados e ao acesso a informações.

Certificação digital

Na internet, há cada vez mais informações transitando e, infelizmente, também há muitas pessoas roubando e usando indevidamente esses dados. Quando existe o envio ou solicitação de recuperação de informações contábeis aos órgãos do governo, como há a garantia de quem solicitou?

Por isso, hoje em dia os contadores necessitam de um certificado digital, que atesta a autenticidade dos dados do profissional e garante a segurança das informações dos clientes. Com a implantação do sistema eSocial, os profissionais contábeis passaram a ter que adaptar a infraestrutura tecnológica para se adequar.

Essas tendências de contabilidade têm feito o setor passar por várias mudanças, sempre focando em melhorias para os clientes. Sua empresa tem acompanhado essas tendências? Deixe um comentário e continue acompanhando nosso blog para estar sempre por dentro das novidades.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *