Gerir corretamente os recursos financeiros dentro de uma empresa é fundamental para aumentar a longevidade e rentabilidade do negócio. Porém, muitos empreendedores não sabem como avaliar corretamente suas finanças, deixando vários indicadores importantes de lado e, com isso, perdendo o controle sobre o fluxo de caixa. Um exemplo disso é não saber como calcular a margem de lucro dos seus produtos.
Caso você ainda não esteja familiarizado com o termo, a margem de lucro é a proporção entre o lucro obtido com uma venda ou serviço e o custo que esse mesmo produto ou serviço gera para o negócio. O tamanho dessa margem pode ser usado para indicar quanto de retorno cada venda gera em relação ao investimento inicial.
Para esclarecer melhor o tema, vamos explicar qual é a importância de ter esse valor à mão e como calcular a margem de lucro. Acompanhe:
Quando você é um novo empreendedor e não entende como gerir corretamente as finanças da sua empresa, pode cometer vários erros e perder o controle do seu fluxo de caixa. Ter algumas informações à mão durante sua gestão financeira, como a margem de lucro dos seus produtos, pode facilitar bastante o seu trabalho.
Veja aqui algumas das vantagens de fazer esse cálculo corretamente:
A margem de lucro pode flutuar ao longo do tempo, pois os custos de entrega envolvidos em determinado produto ou serviço podem ser alterados. Em alguns casos, o mercado pode alterar o preço do material utilizado por você. Em outros, algum gasto emergencial pode surgir ao longo do caminho, o que reduz a sua margem de lucro naquele momento.
Se você acompanhar as flutuações na margem de lucro do seu negócio como um todo, pode começar a notar algumas dessas alterações e identificar quando o percentual está caindo ou subindo. Esse é um bom modo de perceber que algo está acontecendo com seu fluxo de caixa. Por exemplo, se um mês teve uma margem inferior sem alteração no preço de venda em relação ao mês anterior, então é hora de reavaliar os custos daquele período e identificar os gastos que saíram do planejamento.
Outra coisa que você aprenderá depois de descobrir como calcular a margem de lucro do seu negócio é que, ao longo do tempo, esse valor pode formar uma tendência. Se sua margem tem caído nos últimos três meses com uma frequência quase constante, por exemplo, isso caracteriza uma tendência de baixa na sua lucratividade. Da mesma forma, se o valor tem aumentado, isso caracteriza uma tendência de alta.
Claro que você deve correlacionar essa informação com outros dados de mercado e seus próprios investimentos para confirmar suas conclusões, mas esse dado já será um ponto de partida para projetar cenários futuros. Por exemplo, se há uma leve tendência de alta esperada para o próximo mês, você pode definir uma receita estimada para este período e planejar outras ações financeiras de acordo.
Falando em planejamento, entender como calcular esse e outros indicadores financeiros da sua empresa será fundamental para realizar investimentos de médio e longo prazo. Essas projeções ajudam a encontrar pontos de falha que precisam ser corrigidos em seus processos, identificar oportunidades de aprimoramento e crescimento, entre outras coisas importantes para a melhor longevidade do seu negócio.
Tenha sempre em mente que o planejamento financeiro é o que garante a segurança da sua empresa em momentos de instabilidade e crise, sejam elas externas ou internas. Saber quanto dinheiro há disponível no caixa, quanto você deve ter após o fechamento das contas e quanto precisa ter em reserva para lidar com alguma crise, vai ajudar a prevenir grande parte desses problemas.
Agora que você entende a importância de conhecer a margem de lucro dentro do seu negócio, o próximo passo é saber como calcular esse valor corretamente. Pode parecer um pouco complicado a princípio, mas vamos explicar tudo com calma.
Para fazer o cálculo, você deve seguir alguns passos. Primeiro, registre sua receita e os custos de um determinado período. Estes valores correspondem, respectivamente, a todo o dinheiro que entrou na sua empresa através do fornecimento de produtos/serviços e o total de dinheiro que saiu da empresa. Em seguida, calcule a diferença entre receita e custos para obter seu lucro. É um conceito bem simples, com o qual você já deve estar familiarizado.
Por fim, divida o lucro pelo valor de custos da sua empresa e multiplique o resultado por 100. Esse será o valor percentual da sua margem de lucro.
A fórmula da margem de lucro é seguinte:
Margem de Lucro = Lucro/Custos x 100
Para esclarecer melhor como calcular a margem de lucro, vamos usar um exemplo desse cálculo.
Digamos que uma loja teve uma arrecadação de vendas totalizando R$200.000 em um mês. Nesse mesmo período, os custos associados às despesas, aquisição da mercadoria, manutenção da loja e pagamento de salários totalizou R$120.000. Nesse caso, já temos as seguintes informações:
Sendo assim, o lucro obtido é de R$80.000 (200.000 - 120.000).
Em seguida, dividimos esse valor de lucro pelo de custos, que resulta em aproximadamente 0,67, levando em conta o arredondamento. Se multiplicarmos esse número por 100, teremos o valor percentual da margem de lucro desse período, que será de 67%. Ou seja, o lucro obtido é equivalente a 67% dos custos do mesmo período.
Da mesma forma, se a receita desse mesmo período fosse de R$300.000 e os custos de R$100.000, podemos refazer as contas e obter uma margem de lucro de 200%. No outro extremo, se os custos e a receita tivessem o mesmo valor (independente do qual fosse), então o resultado seria uma margem de 0%.
Agora que você entende por que e como calcular a margem de lucro da sua empresa, é hora de usar essas informações a seu favor. E se quiser mais ajuda nessa tarefa, use nossa calculadora agora mesmo.
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