Se sua empresa lida com a atividade de importar, deve ficar atenta aos custos de importação para que o orçamento não seja extrapolado.
Isso porque não são poucas as taxas, os tributos e os valores envolvidos nessas transações. Sem falar ainda dos prejuízos que o importador pode sofrer com penalidades, caso não siga corretamente a legislação.
Pensando nisso, vamos explicar, neste artigo, como funciona esse processo e os principais custos de importação a serem considerados. Veja a seguir!
Em primeiro lugar, para atuar com importação, uma empresa deve estar cadastrada no Radar (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros), um sistema criado pela Receita Federal.
O registro dá acesso ao Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior), que é o sistema onde estão centralizadas todas as informações sobre registro, acompanhamento e controle das operações de exportação e importação.
Feito isso, a empresa pode negociar e estabelecer acordos com fornecedores do comércio exterior. Aqui, a empresa deve lembrar de inserir os Incoterms no contrato, que são os Termos Internacionais de Comércio, que definem as obrigações das partes envolvidas.
A empresa também precisa ficar atenta se a mercadoria exige a Licença de Importação (LI). Nesses casos, a solicitação deve ser feita antes de iniciar o processo de importação.
Para isso, basta registrar a LI no Siscomex e aguardar a análise pelos órgãos anuentes. É somente com o deferimento que a mercadoria poderá ser embarcada.
Por fim, quando a mercadoria chega ao país, é preciso fazer a Declaração de Importação (DI). Toda a documentação, bem como a mercadoria, é analisada pelas autoridades competentes. Se tudo estiver correto, incluindo o pagamento dos impostos, a mercadoria é finalmente liberada.
Os custos de importação envolvem custos nacionais e internacionais. Veja os principais!
Os tributos que incidem sobre produtos importados são:
Outros custos estão relacionados a uma série de taxas do porto ou do aeroporto. Você precisa pagá-las para poder manusear os produtos importados quando sua carga chegar.
A logística representa uma parte importante dos custos de importação. Aqui, devem ser incluídos os gastos com transporte e armazenamento.
Antes da liberação da carga, ela fica armazenada. Para isso, existe uma taxa de armazenagem, que pode variar conforme o tempo de guarda.
Para a movimentação da carga até sua empresa, você deverá contabilizar o frete doméstico de uma transportadora, considerando que o preço varia conforme a distância entre o porto e a sua empresa e o tamanho do container, por exemplo.
Aqui, devem ser computados todos os custos burocráticos relativos à operação. Um exemplo importante é a taxa de utilização do Siscomex, que é devida independentemente de tributo a recolher.
Além disso, também existem os custos com despachante aduaneiro, que envolve o desembaraço e a entrega da mercadoria. Os valores podem variar bastante dependendo da quantidade e da complexidade dos serviços envolvidos nessa etapa.
Um custo extra que você pode ter, principalmente nas primeiras importações, é com a realização de inspeções do fornecedor. Isso é importante para garantir a confiabilidade das empresas que vão enviar as mercadorias para você.
Obviamente, o produto que você está importando tem um preço, e esse valor deve entrar nos cálculos dos custos de importação.
É muito importante fazer um seguro da carga. Ele não é caro – geralmente custa menos de 1% ou no máximo 2% do valor da carga – e é uma garantia fundamental nos processos de importação.
Outro custo é o frete internacional para o transporte da mercadoria. O frete pode ser marítimo ou aéreo, sendo que os valores podem variar conforme, por exemplo, o tamanho do container ou o peso do produto.
Outro custo de importação consiste nas operações de câmbio, nas quais devem ser consideradas as despesas bancárias geradas.
Como você pode ver, importar é uma atividade que requer bastante cuidado. Além de respeitar todas as questões legais, é fundamental ficar atento aos custos de importação para evitar surpresas ou prejuízos posteriormente. Para garantir a saúde financeira da sua empresa, acesse o nosso blog e confira outros artigos!
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