Crise econômica, instabilidade do mercado, falhas na gestão… São vários os motivos que podem prejudicar a saúde financeira de um negócio. Mas, com algumas mudanças e com a reorganização das finanças, é possível tirar sua empresa do vermelho.
Saiba que, por mais que uma situação financeira ruim possa ser um risco à sobrevivência dos negócios, sua empresa não está, necessariamente, fadada à falência.
Mas, para recuperar a estabilidade, é fundamental adotar medidas estratégicas e planejadas. Quer retomar a competitividade no mercado? Então, confira nossas dicas a seguir!
O primeiro passo é fazer um diagnóstico detalhado da sua situação. Verifique como está o fluxo de caixa e identifique todas as despesas e receitas. Com tudo registrado, você terá uma visão mais ampla sobre o momento atual da sua empresa e o quão ruim ele está.
Assim, é possível analisar melhor as finanças, a fim de identificar gastos desnecessários, custos que podem ser reduzidos, gargalos que geram prejuízos, entre outros erros que podem estar colocando a sua empresa no vermelho.
Faça o diagnóstico financeiro gratuito da sua empresa e tenha o retorno de nossos consultores com dicas e sugestões. Clique aqui.
A má organização é uma das grandes vilãs da boa saúde financeira de uma empresa. E, quando há dívidas em jogo, ela é ainda mais prejudicial. Por isso, uma dica importante para retomar o controle é organizar todos os números do seu negócio em planilhas.
Anote as receitas, as despesas, os estoques, as movimentações. E tenha também uma planilha para as dívidas, incluindo dados como valor total e juros. Com essa organização, você tem maior previsibilidade das entradas e saídas, o que ajuda a pensar em estratégias para não deixar a dívida crescer.
Com diagnóstico, análise e organização, você tem tudo o que precisa para identificar quais custos podem ser reduzidos ou até eliminados. Numa situação de crise, você perceberá que há gastos que são supérfluos e outros que são prioritários.
A dica aqui é rever, por exemplo, os investimentos, os serviços contratados, a utilização dos recursos e até os processos de trabalho que podem estar gerando mais prejuízos que benefícios.
Tentar uma renegociação é sempre um bom caminho para tirar a empresa do vermelho. Converse com as instituições financeiras com as quais você tem dívida. Verifique outras condições de pagamento, como parcelamento ou quitação por compensação. Não hesite também em pedir um abatimento.
E lembre-se: o mesmo vale para os seus fornecedores. Use seu poder de barganha, mas também seja sincero e explique sua situação atual. Mostre que você quer cumprir com seus compromissos e peça a prorrogação dos prazos de pagamento. Isso pode ser benéfico até para melhorar o relacionamento com seus parceiros comerciais.
Você seguiu todos esses passos e ainda não conseguiu tirar sua empresa do vermelho? Então, analise se todas as medidas possíveis já foram realizadas, se há outras opções para cortar gastos ou se ainda restam algumas alternativas.
Esse é o momento de verificar se será necessário tomar uma medida mais drástica, como demitir funcionários, mudar para um local com aluguel mais barato ou até trocar o regime tributário em vista de uma economia fiscal. Mas cuidado: antes de ações extremas, faça um bom estudo e planejamento para que a decisão seja acertada.
Para conseguir tirar sua empresa do vermelho, você precisa trilhar um caminho bem planejado. Para isso, a dica é criar um plano de recuperação financeira, restabelecer suas metas e definir as ações para os próximos meses.
E não ache que, depois que as coisas melhorarem, você estará livre desse rigor. O planejamento contínuo e consistente é crucial para que você não repita os erros do passado e saia do controle novamente. Ao planejar, você aprimora cada vez mais sua gestão financeira e garante a sustentabilidade do negócio.
Como você viu, não há nenhuma medida impossível para tirar a empresa do vermelho. Mas é fato que retomar o controle da situação exige muita organização, consistência, disciplina, uma análise profunda e um planejamento sólido.
Para que todas essas mudanças ocorram de forma sustentável, positiva e eficaz, é necessário estar muito bem acompanhado de uma equipe especializada em controle e reestruturação da rotina financeira. Conte com a Segato para juntos tirarmos a sua empresa do vermelho!
Procurando ajuda com sua declaração de imposto ou folha de pagamento? Ou talvez você esteja interessado em serviços completos de contabilidade. Seja o que você precisar, estamos aqui para ajudá-lo a seguir em frente com os negócios.
Telefone: (11) 3964-6000
contato.s@segatocontabilidade.com.br
Av. Antônio Segre, 420
Jardim Brasil | Jundiaí – SP
© 2022 Segato. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Future Marketing.