Toda empresa precisa fazer negociações, operações financeiras, investimentos e outras práticas de risco, não é verdade? Por isso, uma análise aprofundada, antes de realizar as transações corporativas, é crucial para evitar problemas que podem até mesmo levar o negócio à ruína.
É aí que entra o Due Diligence, uma estratégia que envolve um estudo criterioso e uma avaliação detalhada antes da realização de uma operação financeira.
A seguir, vamos explicar melhor o que é Due Diligence e por que implementar essa prática é tão importante para as empresas. Confira!
Due Diligence pode ser definido como um processo de estudo e análise aprofundados dos dados e informações de uma empresa, a fim de avaliar os riscos e as oportunidades de um negócio.
Ele pode ser usado tanto em transações básicas, como compra e venda de produtos ou serviços, quanto em operações de alto investimento, como aquisições, fusões e parcerias entre corporações.
No primeiro caso, o Due Diligence serve para avaliar os riscos e a viabilidade da operação em situações como contratação de fornecedores, desenvolvimento de produtos e parcerias comerciais.
Já quando a empresa pretende fazer uma aquisição ou uma fusão societária, o processo terá o objetivo de investigar documentos e dados de todo o histórico da outra empresa, avaliar as perspectivas para o futuro e até descobrir informações ocultas.
Vale lembrar que essa prática pode ser aplicada em diversos setores corporativos, englobando a parte financeira, contábil, fiscal, jurídica, trabalhista, previdenciária, ambiental, tecnológica, entre outras.
No âmbito contábil, por exemplo, são analisadas as demonstrações contábeis, a situação financeira da empresa, os passivos em relação às obrigações atuais e futuras e os riscos e as oportunidades de negócio.
O processo de Due Diligence é importante em qualquer operação que envolva investimentos, gastos ou riscos financeiros.
Ao implementar essa prática, externa ou internamente, é possível prever riscos, analisar oportunidades e tomar as medidas cabíveis para evitar que o negócio apresente problemas ou prejuízos no futuro.
Se a sua empresa pretende fazer uma aquisição ou incorporação de um negócio, por exemplo, o Due Diligence ajudará a descobrir:
Além disso, implementar o Due Diligence internamente permite ter uma visão precisa e real da situação do negócio. Você poderá, por exemplo:
Como você pode ver, o Due Diligence é um processo essencial para mitigar riscos e, assim, melhorar os rumos do negócio e garantir a sua sustentabilidade.
Por fim, lembre-se de que a prática é ampla e complexa e, por isso, é recomendável ter especialistas capacitados para isso. Com um time multidisciplinar, com advogados e contadores, por exemplo, seu processo de Due Diligence será muito mais eficaz.
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