A redução de custos nas empresas é importante para manter o equilíbrio financeiro, principalmente em tempos de crise econômica, bem como assegurar o crescimento da instituição, já que gastos desnecessários tendem a frear esse processo.
Sendo assim, confira agora algumas maneiras de garantir o sucesso do seu negócio a partir de custos moderados.
Pode parecer irrelevante, mas os gastos com papel, fotocópias e impressões afetam a contabilidade ao final de cada mês. Ainda mais se considerarmos que muitos desses materiais vão parar no lixo.
Para reduzir os custos, é possível orientar os funcionários a utilizarem apenas o necessário, além de reaproveitar o material quando possível, como fazendo uso dos dois lados de uma folha, usando-a como rascunho. Outra dica é recorrer aos arquivos digitais e ferramentas colaborativas online de compartilhamento e assim evitar impressões desnecessárias.
Diminuir o consumo de água e energia é uma das principais atitudes para a redução de custos nas empresas. Isso pode ser alcançado com a substituição de lâmpadas incandescentes pelas de LED ou fluorescentes, por exemplo.
Lembrar-se de desligar impressoras e computadores nos intervalos e ao final do turno de cada usuário, também é uma dica de economia, assim como usar o ar-condicionado somente nos momentos mais críticos do dia.
Quanto a água, instalar torneiras temporizadas e descargas econômicas são ótimas maneiras de economizar.
Apesar de ser um custo fixo, há maneiras de diminuir esse gasto. É possível negociar planos corporativos econômicos entre as operadoras e escolher aquele que mais se adequa à empresa.
Os funcionários devem ser instruídos quanto ao uso de chamadas interurbanas e internacionais. Atualmente, aplicativos como WhatsApp, Skype e Viber têm sido uma alternativa perfeita para esses contatos.
Copos de água e café descartáveis, além de mexedores de acrílico, são itens que também pesam na contabilidade.
A ideia mais sensata é que cada funcionário possua sua própria caneca. Os descartáveis podem ser oferecidos apenas aos clientes e demais visitantes.
O controle do estoque é mais uma iniciativa que contribui para a redução de custos nas empresas. Estoque parado gera prejuízo financeiro. Dependendo do produto, a perda pode ser ainda maior caso ele se deteriore com o tempo.
Assim, as compras devem ser planejadas de acordo com as vendas. Outra opção é adquirir algum software apropriado para controle de estoque.
Muitos custos são gerados em ambos os processos. Para manter o equilíbrio nas contas, analise se uma vaga aberta é de real necessidade ou ainda se a contratação de um terceiro ou autônomo não são alternativas mais econômicas.
No caso da demissão, veja se os custos de rescisão em relação à contratação de um novo colaborador é algo viável.
Tenha em mente que a redução de custos caminha lado a lado com bons investimentos. Portanto, adquirir equipamentos baratos pode ser sinônimo de perda de dinheiro. Afinal, a manutenção ou o conserto podem comprometer o orçamento da empresa.
Prefira instrumentos modernos e de qualidade. O gasto inicial poderá ser alto, mas evitará surpresas futuras. Para equipamentos de pouco uso, considere o aluguel.
Se um fornecedor está com preço alto, faça a troca por outro que ofereça o mesmo serviço de qualidade por um valor melhor. Se esse não é o caminho desejado, tente ao menos uma redução nos preços.
É normal que as empresas trabalhem com certos fornecedores por muitos anos e deixem de acompanhar o preço cobrado pelos concorrentes. E isso é um erro.
O setor fiscal da empresa deve estar atento se o regime de tributação utilizado é mesmo o correto.
Em último caso, contrate uma consultoria especializada para fazer essa análise. Escolhas erradas irão gerar gastos altos e desnecessários.
Educar os funcionários quanto aos desperdícios é imprescindível para ajudar na redução de custos nas empresas.
Ao explicar o motivo da necessidade de economizar material de escritório, diminuir o consumo de água e energia, além de utilizar aplicativos para telefonemas, eles saberão que tais atitudes são para o bem de todos.
Isso pode ser mostrado em apresentações de slides com gráficos reais que mostrem o que pode ser economizado em relação ao que foi gasto nos últimos meses e ano.
--
E se você tiver outras dicas quanto à redução de custos nas empresas, deixe aqui seus comentários e compartilhe conosco seus conhecimentos.
Procurando ajuda com sua declaração de imposto ou folha de pagamento? Ou talvez você esteja interessado em serviços completos de contabilidade. Seja o que você precisar, estamos aqui para ajudá-lo a seguir em frente com os negócios.
Telefone: (11) 3964-6000
contato.s@segatocontabilidade.com.br
Av. Antônio Segre, 420
Jardim Brasil | Jundiaí – SP
© 2022 Segato. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Future Marketing.