Quanto vale minha empresa? Entenda tudo sobre o assunto

Segato Contabilidade • 29 de setembro de 2020

Se você deseja vender sua empresa, negociar com investidores, fazer parcerias com outros empresários ou até mesmo adquirir um outro negócio, é provável que já tenha se perguntado: quanto vale minha empresa?


Saber a resposta para essa pergunta é essencial, sobretudo em situações como:

  • reunião de negócios, seja para aporte de investimentos, fusões de empresas ou obtenção de financiamentos;
  • venda da sua empresa;
  • compra e/ou venda de participações societárias;
  • análise dos resultados obtidos e do retorno de investimentos.

Pensando nisso, vamos explicar o que levar em conta na hora de calcular quanto vale sua empresa e como agregar valor ao seu negócio. Confira!


Quanto vale minha empresa?

Em primeiro lugar, é importante dizer que não se pode obter um número exato para o valor de uma empresa – exceto se ela for de capital aberto, caso que permite conhecer o valor das ações a partir do valor de venda na bolsa de valores.


Nos demais casos, para saber quanto vale sua empresa, é preciso fazer uma estimativa – ou um valuation, como é dito no mercado financeiro. Para isso, existem alguns fatores que devem ser considerados. Veja!


Percepção de valor

Existem vários métodos de avaliação e, mesmo utilizando um mesmo método, é possível que duas pessoas cheguem a um valor diferente. Isso ocorre porque o cálculo depende de muitas variáveis, que podem ser bem subjetivas.


Por isso, independentemente do método utilizado, é fundamental avaliar a percepção do mercado sobre o valor da sua empresa. Por exemplo:

  • Quanto os investidores estão dispostos a pagar?
  • Sua marca é forte?
  • Tem uma patente promissora?


Tudo isso fará a diferença no valor final.


Potencial de crescimento

Outro ponto a considerar é quanto sua empresa pode render no futuro e quais as expectativas de crescimento. Para isso, é preciso um especialista em finanças que analise o mercado e utilize métodos de avaliação adequados.


Fluxo de caixa descontado

Este é um dos métodos de avaliação mais utilizados. Ele consiste não só na projeção do fluxo de caixa para os anos seguintes, mas também em uma taxa de desconto, que visa deduzir uma série de variáveis como:


  • os riscos do negócio;
  • o custo de oportunidade;
  • a depreciação.


Na equação matemática, usada por contadores e profissionais especializados em finanças, consideram-se:


  • a projeção do fluxo de caixa, geralmente para um período de 5 anos;
  • a definição da taxa de desconto ou de risco de negócio;
  • a atualização dos valores para o momento presente.


Múltiplos de mercado


Uma alternativa muito comum são os “múltiplos de mercado”. Nesse caso, o desempenho econômico de um negócio é comparado ao de empresas do mesmo setor. Os múltiplos mais usados são EV/EBITDA (Enterprise Value/EBITDA) e P/L (Preço/Lucro). 


Por exemplo, se queremos avaliar uma empresa do segmento de vestuário, podemos multiplicar o EV/EBITDA de uma companhia de vestuário cotada em bolsa de valores com o EBITDA da empresa que se deseja avaliar para obter o valuation.


Valor patrimonial


Por fim, chegamos ao método do valor patrimonial. Esse é o que mais se aproxima do que pessoas inexperientes em valuation imaginam quando usamos falamos em avaliação de empresas. Nesse método é mensurado o valor líquido gerado pela empresa desde sua fundação. Para isso, subtraímos o passivo do ativo, valores encontrados no Balanço Patrimonial.


O método do VP é mais usual em empresas não mais operacionais ou em caso de falência. Ele é criticado por não levar em conta a continuidade da empresa e seu potencial de crescimento.


No entanto, é normal que, durante uma negociação, investidores e empresários utilizem mais de uma forma de cálculo, complementando-as para ter mais segurança no negócio e margem de negociação.


É possível agregar valor à minha empresa?

Agora que você tem uma noção de como calcular quanto vale sua empresa, deve buscar agregar valor a ela. Isso pode ser feito com práticas adequadas, e algumas são:


  • distribuir sua carteira de clientes;
  • considerar que cada cliente não deve representar mais que 5% do faturamento da sua empresa;
  • garantir uma gestão de qualidade, criando controles internos e governança corporativa;
  • fortalecer sua marca;
  • garantir que não há passivos ocultos - sejam eles de natureza trabalhista, fiscal ou cível;
  • cuidar dos números, planejamento e contabilidade na palma de suas mãos.


Ter noção de como estimar quanto vale sua empresa é essencial para qualquer empreendedor. Mas vale destacar que, para realizar o cálculo, é preciso ter conhecimento aprofundado em finanças.


Como você deve ter percebido, o valuation vai muito além de somar os ativos da empresa, pois isso mostra somente o valor patrimonial e não considera uma gama de variáveis importantes, como, por exemplo, a rentabilidade futura trazida a valor presente.


Por isso, uma consultoria contábil pode ser necessária para realizar uma análise técnica do mercado e utilizar métodos confiáveis de avaliação.


Entre em contato conosco e saiba quanto vale sua empresa! Quer manter a boa saúde financeira do seu negócio? Então, confira outros artigos em nosso blog!

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