Se você é um profissional autônomo e precisa comprovar a sua renda para abrir uma conta no banco, pedir um empréstimo, alugar ou comprar um imóvel, você pode apresentar a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos também conhecida como Decore.
Este documento é uma boa opção para quem não possui holerite. Geralmente, nesses casos a pessoa utiliza seu extrato bancário.
No entanto, é comum que os autônomos tenham mais de uma conta bancária, sem concentrar os rendimentos em uma conta só, o que complica o processo de comprovação de renda.
Se você já enfrentou dificuldades na hora de comprovar sua renda, continue a leitura deste texto para descobrir mais sobre o Decore, como emiti-lo e quais os documentos necessários para isso.
Decore significa Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos e serve para comprovar a renda de pessoas que não possuem um holerite ou contracheque. Ou seja, empresários, empreendedores e profissionais autônomos.
Geralmente, este documento é solicitado por:
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) criou a Decore no ano 2000 como documento comprobatório de renda para pessoas físicas.
De acordo com o CFC, o documento só pode ser emitido e assinado por um contador que deve estar em situação regular perante o seu Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Em 2016, começou a implantação de um sistema eletrônico para a emissão do Decore. Mais tarde, em 2020, o CFC estabeleceu que o documento deve ser emitido exclusivamente por este sistema.
Isso facilitou a fiscalização dos documentos por parte dos conselhos regionais de contabilidade e abriu a possibilidade do próprio beneficiário verificar a validade do Decore nos portais dos CRCs. Desse modo, todo o processo ficou mais seguro e confiável.
Para emitir a Decore, você precisa contratar um contador que esteja em situação regular junto ao Conselho Regional de Contabilidade, o que é possível verificar por meio de uma pesquisa no portal do CFC. A pesquisa pode ser feita pelo nome, CPF ou número do CRC do profissional.
Na continuidade do processo de emissão do Decore, o contador vai solicitar uma série de documentos que servirão de base para a comprovação de renda.
Esses documentos informam a origem do valor declarado e variam de acordo com a natureza dos rendimentos.
Por exemplo, para comprovar a origem de valores por distribuição de lucros é necessário apresentar a escrituração no Livro Diário, com a Demonstração do Resultado do Exercício e o Balanço Patrimonial.
Já para comprovar a origem por prestação de serviços, além da escrituração no Livro Caixa é preciso apresentar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) do Imposto de Renda da Pessoa Física.
Com esses documentos em mãos, o contador emite o Decore por meio do sistema do CRC que fica disponível tanto para o cliente quanto para a fiscalização dos órgãos reguladores.
Se você precisa emitir uma Decore, é importante contratar um contador de confiança para garantir que todas as informações sejam preenchidas corretamente.
Neste sentido, você pode sempre contar com a Segato Contabilidade, pois somos especialistas em ajudar as empresas a alcançar suas metas e objetivos!
Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!
Procurando ajuda com sua declaração de imposto ou folha de pagamento? Ou talvez você esteja interessado em serviços completos de contabilidade. Seja o que você precisar, estamos aqui para ajudá-lo a seguir em frente com os negócios.
Telefone: (11) 3964-6000
contato.s@segatocontabilidade.com.br
Av. Antônio Segre, 420
Jardim Brasil | Jundiaí – SP
© 2022 Segato. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Future Marketing.