Business Finance, accounting, contract, advisor investment consulting marketing plan for the company with using tablet and computer technology in analysis.

5 Dicas de Gestão Financeira para o Terceiro Setor

Diferentemente dos Primeiro e Segundo Setores, respectivamente o público e o privado, o Terceiro Setor se refere às organizações não governamentais, entidades filantrópicas e organizações sem fins lucrativos/econômicos. No entanto, fazer a gestão financeira de uma organização deste tipo é, sem dúvidas, essencial.

Se engana quem pensa que essas organizações não necessitam de uma boa gestão. Pelo contrário, por conta do grande impacto sobre os seus resultados, torna-se imprescindível administrar os recursos, desenvolver um planejamento estratégico consistente e contar com uma boa prestação de contas.

Por esses motivos, separamos 5 Dicas para ajudar na Gestão Financeira dessas organizações.

Gestão financeira no Terceiro Setor

Um dos pontos principais de organizações com esse caráter é resolver ou diminuir desigualdades sociais e econômicas da sociedade, o que gera uma grande responsabilidade social.

Como em qualquer outra entidade, no Terceiro Setor é necessário ter uma ótima gestão, garantindo a correta administração dos recursos e uma prestação de contas clara e pontual. Isso porque existem algumas limitações no setor a serem consideradas.

Administração eficiente

A primeira grande questão para garantir uma ótima Gestão Financeira é a administração eficiente, que tenha controle sobre as movimentações financeiras da organização e saiba lidar com as limitações que o Terceiro Setor impõe.

Significa dizer que, nesse sentido, captar recursos, realizar o pagamento das despesas e manter um bom planejamento de curto e longo prazo, são aspectos essenciais para que a instituição mantenha claros os seus objetivos.

Portanto, considere na sua administração as seguintes perguntas norteadoras:

  • Quais são os objetivos da sua instituição e como eles contribuem para a sua realidade?
  • Para captar recursos, quais são suas fontes e como elas serão administradas?
  • Quais são os gastos que mantém a sua organização funcionando?
  • É possível prever o que pode interferir nos seus objetivos?

Captação de recursos

Como o Terceiro Setor é composto por organizações sem fins lucrativos, tão importante quanto a Gestão Financeira é a captação de recursos.

Existe uma variação bem comum nesse tipo de instituição, e por isso o planejamento de como irá ocorrer a captação e aplicação desses recursos deve contemplar essas variáveis na arrecadação de dinheiro e os cenários que podem causar impactos.

Para que você consiga bons resultados e mantenha a sua sobrevivência, pense o seguinte:

  • Como posso mapear quais são as fontes disponíveis para captar recursos?
  • Dentre elas, quais são de caráter público e quais não são?
  • É possível criar campanhas de financiamento que sensibilizem o público com a sua causa?
  • Quais estratégias podem ser adotadas, como eventos, vendas de produtos e rifas?

Planejamento, organização e análise

No Terceiro Setor, é preciso que a Gestão Financeira contemple cenários não apenas no curto prazo, mas principalmente a longo prazo.

Por isso, planejar, organizar e analisar resultados é essencial para medir as ações necessárias a serem tomadas e entender quais despesas podem surgir, assim como novas receitas.

Com isso em mente, pense nas seguintes perguntas:

  • Dentro da sua realidade, quais cenários podem causar impactos na saúde da entidade?
  • Diante das adversidades, é possível contar com um fundo de emergência?
  • Quais ferramentas podem ajudar na Gestão Financeira?
  • Como definir processos internos e garantir estabilidade?

Prestação de contas

Como a gestão financeira no Terceiro Setor não visa o lucro, mas precisa captar recursos, prestar contas é uma parte fundamental para garantir a confiabilidade dos investimentos e a aplicação das ações de acordo com a realidade social em que você atua.

Nesse sentido, é preciso ter clareza nos seus objetivos e oferecer um detalhamento das fontes de captação e dos períodos em que elas se fizeram presentes, como aconteceu a aplicação dos recursos e de que forma as ações impactaram a sociedade.

Para isso, pense no seguinte:

  • Com quais públicos devo me comunicar?
  • Como fornecer transparência nas informações?
  • De que forma posso mensurar os resultados e melhorar o planejamento de recursos e despesas?
  • Como atender ao que diz o Estatuto dos Direitos do Doador e as exigências legais?

Ferramentas indispensáveis

Algumas ferramentas e metodologias podem ajudar a manter a Gestão Financeira da sua organização de Terceiro Setor e garantir a sua sobrevivência.

Dentre as mais conhecidas, destacamos as duas mais importantes:

Auditoria Interna

Defina os processos internos para promover o acompanhamento claro do fluxo de caixa, das receitas e despesas e os objetivos a serem conquistados pela organização.

A auditoria interna irá fortalecer os seus processos e fazer com que a sua gestão financeira tenha mais dinamismo, permitindo a transparência das suas ações e aumentando o controle sobre o que acontece na sua organização de forma objetiva e prática.

Balanço Patrimonial

Esta é uma questão fundamental para a sua Gestão Financeira no Terceiro Setor, pois irá garantir que as ações e estratégias estejam alinhadas às suas despesas e receitas.

É por meio do balanço patrimonial que você irá compreender o fluxo de caixa, ou seja, o que entra e sai da sua entidade, além de acompanhar toda a sua movimentação econômica, que, por consequência, ajudará na prestação de contas de forma transparente e responsável.

A Gestão Financeira mantém o Terceiro Setor vivo

Com as dicas que trouxemos neste artigo, foi possível entender a importância de ter uma gestão eficiente, de modo a garantir a sua sobrevivência e a continuação dos impactos sociais que você proporciona à sociedade.

Por isso, tenha em mente que planejar e analisar suas ações é um passo importante para se ter sucesso em sua Gestão Financeira no Terceiro Setor, que a cada dia se transforma mais.

Esse artigo foi útil para você? Então acesse a nossa central educativa para mais conteúdos como esse.

Comments are closed.