Marketing-Digital_0009_businessman-stopping-the-domino-effect-PLZSX95

Descubra se você precisa trocar de escritório de contabilidade

Em algumas ocasiões, trocar de escritório de contabilidade é a melhor solução para alguns problemas aparentes na empresa. No entanto, nem sempre esses contratempos podem ser percebidos facilmente e cabe ao empreendedor verificar atentamente a origem dos fatos.

De qualquer forma, é importante lembrar que essa é uma área importante para o bom andamento de qualquer empresa. Deslizes podem acarretar consequências sérias.

A sensação de insegurança também pode ser comum nessas horas, pois qualquer mudança traz um desconforto, especialmente quando o que está em jogo é uma parceria de anos.

O principal é saber identificar o momento ideal para essa mudança, sem se precipitar, mas também sem continuar com os problemas habituais.

A partir de agora, descubra alguns sinais que mostram a necessidade de trocar o escritório de contabilidade. Aliadas à percepção e intuição naturais, essas dicas ajudarão a fazer sempre a melhor escolha: a que terá o impacto mais positivo nos negócios.

Troca de contabilidade: indícios que determinam essa necessidade

A empresa terceirizada tem um papel importante no bom gerenciamento de qualquer negócio. Informações relacionadas aos custos, receitas e fluxo de caixa passam pelas suas funções. Além disso, há a folha de pagamento. Por esses motivos, é fundamental que os serviços prestados sejam de alta qualidade.

A seguir, confira o que pode determinar a procura de uma nova empresa para auxiliar nesse quesito. A busca não é uma tarefa fácil, mas, munido de informações, é possível identificar competência e boas intenções.

Mau atendimento

Este item parece óbvio, pois não se trata apenas de um escritório de contabilidade. Qualquer prestador de serviços, seja ele pessoa física ou jurídica, precisa dar a atenção necessária ao cliente e estar disponível, principalmente nos momentos de maior precisão.

Imagine telefonar para um local e não ser atendido, ou, se for, ter do outro lado da linha uma pessoa que não seja solícita e saiba dar informações claras. Pense em enviar um email e ter uma resposta demorada. Ou, se houver alguma emergência, não poder contar com ajuda.

Esses são alguns dos indícios mais claros da necessidade de troca de escritório de contabilidade, pois caracterizam negligência, um erro grave em qualquer ambiente profissional.

Lembre qual foi o atendimento prometido antes de concretizar a parceria. Certamente, não foi da forma descrita no decorrer deste tópico. Por isso, tenha ao seu lado uma equipe que possa ajudar em todos os instantes, principalmente na resolução de contratempos.

Desrespeito aos prazos

Terceirizar o trabalho de contabilidade significa deixar de ter algumas preocupações, principalmente em relação às tarefas que exigem um trabalho mais especializado.

Pagamentos de tributos e envio de documentos e declarações devem ser feitos dentro do prazo estabelecido. A principal consequência dessa perda de prazos é o pagamento de multa e juros.

Ainda que o empreendedor receba os papéis antes da data de vencimento, o escritório deve ter um controle em relação à antecedência. Enviar um ou dois dias antes é um equívoco tão sério quanto desrespeitar o deadline.

Mecanismos obsoletos

Nesses tempos em que a tecnologia se tornou imprescindível no dia a dia corporativo, é inadmissível ostentar uma mesa repleta de papéis em pilhas altas. Se o seu contador não se permite mudar, ele não repassa os benefícios das ferramentas modernas e, consequentemente, expõe o seu trabalho a eventuais atrasos e erros.

Antes que o nível de trabalho chegue a este ponto, cogite a troca de escritório de contabilidade. Evidentemente, o novo escritório deve ter à mão soluções modernas e a preocupação de oferecer serviços cada vez melhores.

Cobrança pela execução de atividades corriqueiras

trocar de contabilidade

Além de ser desconfortável e até constrangedor, demonstra uma total falta de responsabilidade e comprometimento. O trabalho de um escritório de contabilidade não é apenas fornecer documentos e guias para pagamento. Seus serviços devem tranquilizar o gestor, que já tem muito a se preocupar com suas atividades diárias.

Por isso, se já se tornou rotina entrar em contato com o escritório para cobrar uma tarefa não realizada, a trocar de contabilidade pode ser uma solução efetiva.

Problemas na documentação

Extravio ou erros em papéis dos clientes é uma das piores falhas que um escritório contábil pode cometer. Alguns dados contidos neles são confidenciais, como as principais informações da empresa e seus gestores, sem contar o faturamento.

A falta de cuidados pode até ocasionar a troca de papéis, como em casos que um cliente recebe os documentos de outra empresa. O problema ainda é pior quando os erros fazem parte do cotidiano.

Falta de preparação dos funcionários

Um escritório que pretende atender seus clientes da melhor forma possível deve se preocupar com a qualificação de sua equipe, tanto com treinamento quanto com atualizações constantes.

Os parceiros sempre têm dúvidas, afinal tratam-se de serviços de um setor específico. Informações equivocadas ou que geram dúvidas põem em xeque a credibilidade da empresa de contabilidade e seus profissionais, além de expor os clientes a sucessivas falhas.

Sequência de erros

O ser humano comete desacertos e, uma vez ou outra, eles são inevitáveis. No entanto, quando esse comportamento se torna rotineiro, talvez seja o momento de trocar de contabilidade.

Se os mesmos equívocos acontecerem repetidas vezes, não há bom senso que resista. É uma demonstração clara de falta de vontade de melhorar a qualidade dos serviços e pior, um grande descaso com os clientes, pois seus negócios são negativamente afetados.

Você viu uma lista de motivos que podem dar embasamento a uma troca de contabilidade. Há casos e casos e o empreendedor deve estar bem atento aos efeitos que os itens mencionados podem causar em seus negócios.

Preparamos um infográfico traz informações bem sucintas, para que essas informações não caiam no esquecimento.

Para ter mais informações sobre o setor, leia os outros textos do site, que está sempre repleto de novidades. Acompanhe e descubra as melhores dicas.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *