Two businessmen are talking about the results of operations in the company financial statements on the computer screen.

Reorganização Societária: o que significa?

Certamente você já duvidou do futuro do seu negócio. Quando o assunto é a organização da sua sociedade, nem sempre a melhor opção é continuar com o mesmo corpo de sócios ou regime tributário. Portanto, a Reorganização Societária pode ser a sua opção.

Neste artigo, iremos te mostrar o que é e o porquê desse assunto ser tão necessário para enfrentar determinadas situações, principalmente no que diz respeito à visão do seu negócio a curto e longo prazo. Acompanhe.

O que é Reorganização Societária?

De forma simples, a reorganização societária é uma maneira de ajustar a composição de uma sociedade com o objetivo de alterar ou adaptar a sua atuação no mercado ou mesmo os sócios que a compõem.

Essa alteração pode ser realizada de diversas formas. Pode ser por cisão parcial ou total, incorporação, fusão de empresas ou a transformação do tipo de sociedade.

Além disso, há também a possibilidade de transformar o tipo societário, como por exemplo, uma sociedade limitada (LTDA) se tornar uma sociedade anônima (SA), bem como a alteração de capital e funcionamento do negócio.

Quando ela é necessária?

Como podemos ver, existem diversas motivações por trás de uma Reorganização Societária. Isso irá depender das suas necessidades e dos novos objetivos que quer alcançar. No entanto, os principais pontos são:

Mudanças do mercado

Em um mundo tão competitivo e de constante mudança, evolução e inovação, é preciso dar atenção especial às transformações, já que podem impactar o seu negócio a longo prazo.

Muitas vezes, algumas sociedades podem sentir a necessidade de abranger um mercado maior que se apresenta rentável. Nesse caso, uma possível união de empresas pode garantir o crescimento diante dessas mudanças.

O comportamento dos consumidores também é um fator que muda de forma contínua. Assim, a competitividade precisa ser garantida ao serem implementadas novas tecnologias que ofereçam uma experiência melhor aos clientes e necessitam de estratégias mais sólidas.

Planejamento tributário

É comum que alguns tipos de regimes tributários envolvam uma carga que nem sempre é rentável ao seu negócio. Entretanto, é possível reduzi-la com base na lei, buscando uma diminuição dos impostos e adequando o regime tributário, como o Simples Nacional.

Diante disso, é preciso entender o cenário em que a sua empresa se encontra para identificar qual forma de tributação trará mais benefícios, visto que nem sempre a troca do regime garante a diminuição dos gastos, pois em alguns deles é preciso algumas adaptações operacionais.

Sócios e Stakeholders

Por vezes, o tipo societário pode servir de impedimento ao crescimento e competitividade do negócio. Seja por objetivos diferentes ou mesmo por necessidades dos investidores.

Esta é uma questão sensível que envolve a necessidade de equalizar os objetivos de todos na busca do melhor tanto para o negócio, quanto para as pessoas envolvidas.

Nesse caso, essa mudança deve ser muito bem planejada, considerando os objetivos almejados a longo prazo e enxergando com clareza as razões que justifiquem essas mudanças, além de estabelecer como acontecerá a divisão do capital da empresa.

A Reorganização Societária serve para a sua empresa?

Para manter o crescimento de uma empresa, a Reorganização Societária pode ser uma ótima alternativa. No entanto, é preciso muito cuidado e planejamento para que essa adequação seja feita da melhor maneira possível.

Existe uma série de etapas nesse planejamento que precisam ser consideradas para que sejam garantidos os direitos dos sócios, investidores e promover o crescimento saudável do negócio.

Conseguiu entender um pouco mais sobre Reorganização Societária? Para mais conteúdos como esse, acesse a nossa central educativa.

Comments are closed.