panoramic banner. Job training. new manager boss standing teaching online work with mobile tablet to young intern apprentice learning statistics chart, working at office, internship, trainee concept

O que é eSocial: entenda como funciona e qual a sua real importância

Entender o que é eSocial é obrigação de todo gestor de empresa. Isso porque trata-se do Sistema de Escrituração Digital de Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. É uma plataforma criada pelo governo Federal em 2014 para fins de recolhimento e fiscalização relacionados ao trabalho.

Embora o objetivo da ferramenta tenha sido justamente evitar a complexidade do cumprimento das obrigações legais, muitos ainda têm dúvidas sobre como funciona o sistema e qual a sua real importância. 

Assim, continue lendo e conheça o que você precisa saber sobre o  eSocial!

O que é eSocial?

O eSocial é uma plataforma criada com o objetivo de facilitar as prestações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de uma empresa, que necessitam ser declaradas ao Governo Federal por todos os empregadores. O intuito do sistema é garantir os direitos trabalhistas e previdenciários exigidos por lei aos funcionários.

Outras finalidades de criação do sistema são: reduzir as questões burocráticas, minimizar as evasões e fraudes e aumentar a fiscalização no cumprimento dessas exigências.

É importante saber o que é eSocial porque, na prática, trata-se de um portal que toda empresa deve usar para o envio de informações trabalhistas. 

Dentre as informações necessárias, estão o histórico de vínculos empregatícios anteriores, a folha de pagamento, contribuições da previdência, atestados médicos, avisos de acidentes de trabalho, documentos do FGTS e escriturações fiscais.

Por que é importante?

Compreender o que é eSocial é entender sua importância na busca de garantir a transparência no relacionamento entre empregadores e colaboradores. Isso porque o sistema tem como principal objetivo reduzir inadimplências e fraudes ao processo da previdência, favorecendo o cumprimento dos direitos trabalhistas.

O eSocial é um avanço na simplificação de processos da prestação de dados para a fiscalização por órgãos competentes. O sistema também é muito importante no que diz respeito a ações de organizar informações trabalhistas e previdenciárias. 

A plataforma foi pensada como uma ferramenta para ajudar na criação de políticas públicas que tragam melhorias à regulação de empresas.

Além disso, de modo geral, o eSocial contribui com as empresas, de modo que:

  • melhora a revisão de processos internos;
  • facilita o envio de dados aos órgãos responsáveis e o cumprimento das leis de forma menos burocrática;
  • garante maior organização para obedecer aos prazos estabelecidos pela tabela do sistema;
  • agiliza a identificação de erros e ilícitos tributários;
  • proporciona maior segurança jurídica e atuação mais transparente.

Em resumo, ao entender o que é eSocial, você, que possui uma empresa com funcionários, fica ciente das obrigações que devem ser  cumpridas para estar em dia com o sistema. No entanto, é possível perceber que, por meio disso, torna-se mais garantido prestar as exigências de forma segura e descomplicada.

Ao padronizar o envio de dados, essas obrigações são reduzidas, pois dispensam a integração de formulários e declarações. Dessa forma, você consegue dar conta de cumprir os passivos fiscais e trabalhistas com mais agilidade. E assim, continuar com foco nas atividades principais do negócio.

Esse artigo foi útil para você? Então acesse a nossa central educativa para mais conteúdos.

Comments are closed.