Group of business workers working together. Sitting on desk using laptop reading documents at the office

A‌ ‌importância‌ ‌do‌ ‌controle‌ ‌e‌ ‌gestão‌ ‌do‌ ‌eSocial‌

O universo empresarial está cheio de obrigações fiscais, que vão desde o processo de contratação de um funcionário até o desligamento do mesmo. Para garantir a legalidade do negócio, assim como de seus funcionários, é necessário estar atento. 

Por isso, é muito importante manter o controle sobre essas questões trabalhistas. Um dos quesitos que deve estar sempre em foco é a gestão do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial.

Apesar de tratar-se de um sistema que reduz as burocracias para as empresas, ainda é preciso ter atenção a ele, que deve conter informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias. Para ajudar você com isso, explicamos neste artigo qual a importância de uma boa gestão do eSocial!

Principais aspectos que merecem atenção

O primeiro passo para manter uma boa gestão do eSocial é entender como ele funciona

Por exemplo, há diferença no envio de documentos entre as micro e pequenas empresas e as de maior porte. Normalmente, pequenas empresas tendem a enviar manualmente. Já as empresas de maior porte, devem integrar um programa que consiga se comunicar com o sistema do governo.

Além disso, merecem atenção os seguintes pontos:

  • Cadastro em dia: a validação cadastral depende de as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas estarem em dia;
  • Prazos: há multas para o descumprimento de prazos, que são previstos em 3 fases, sendo necessário consultá-las;
  • Atenção aos documentos: é necessário o cadastramento de todos os colaboradores. Por isso é importante organizar e atualizar os dados de registros de cada um dos funcionários;
  • Certificação digital: há a obrigatoriedade de assinatura eletrônica para certificação digital da legalidade das operações e autenticidade das informações;
  • Detalhamento das informações: é preciso detalhar as funções dos colaboradores, condições de trabalho e dados pessoais.

Importância do controle e gestão do eSocial

Manter uma boa gestão do eSocial é garantir a legalidade das questões burocráticas da sua empresa. Uma vez que, a plataforma do programa unifica as obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias, tornando tudo mais prático. 

Sendo assim, todas as documentações necessárias sobre informações de trabalhadores, como admissão, rescisão de contrato, pagamentos e questões legais do trabalho deverão ser entregues.

Com isso, é obrigatório que todos os empresários cumpram as regras, sejam pequenas e médias empresas e até mesmo o MEI, se tiver colaboradores. Ou seja, estar em dia com o sistema é evitar problemas fiscais e multas desnecessárias.

Por isso, a forma correta de administrar essas questões é planejando, de modo que as entregas sejam feitas pontualmente. Isso reduz riscos e garante tempo para revisitar e corrigir as inconsistências que possam surgir.

Embora o programa tenha sido pensado para facilitar as atividades da empresa, muitos ainda encontram dificuldades.  A falta de tempo ou de informações para lidar com todos os documentos e funcionalidade do sistema, dificulta muito o processo. 

Por isso, o mais viável é contratar uma empresa especializada para realizar a gestão do eSocial. Afinal, a maior importância em relação ao sistema está em manter-se em conformidade com as obrigações fiscais.

Lembre-se que você pode contar com a Segato para ajudar em questões relacionadas ao eSocial. E para mais conteúdos como esse acesse a nossa central educativa.

Comments are closed.